sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dia de São Pagamento


Hoje é dia de “São Pagamento”! Hoje começa, realmente, a minha saga.
E aqui vou eu, orçamento mensal, controlo das despesas diárias...E, principalmente, tentar não desperdiçar dinheiro, a minha verdadeira vocação. Como diz uma amiga minha: “Se o Ministério da Educação soubesse que eu tenho tanta vocação para ser rica, já me tinha aumentado o ordenado há muito tempo”.
Está bem, não é bem assim. Eu sou professora por vocação. Nunca quis aprender a ser outra coisa e acho que o meu jeito se esgota na profissão. É por isso que eu não sei fazer bolos, nem “desvendar mistérios do mundo informático”, entre outras coisas que já falei em outros “posts”.
Pois é, tenho um grande carinho por aquilo que faço e pelos alunos. Quanto à Escola Pública de hoje, bem isso já é um assunto que me deixa triste, estou completamente desencantada.
Enfim, falava eu dos meus alunos, trabalhar com crianças de tenra idade é muito cansativo mas tem as suas compensações. Eles criam uma ligação muito estreita com o professor, em todos os sentidos, para o bem e para o mal. Quero com isto dizer que estão na melhor idade para partilhar e viver experiências. Experiências essas que os influenciarão para o resto da vida. Ou seja, é a melhor altura para adquirir hábitos. Neste caso hábitos de poupança. Aqui ficam sugestões.

Saiba como levar o seu filho às compras, com as dicas da ASFAC.
Dos 5 aos 8 anos
1 - 1.Defina quanto se pode ou quer gastar.
2 - Ensine-os a fazer uma lista de compras.
3 - Crie jogos de idas às compras.
Dos 9 aos 12 anos
1 - Organize uma caça ao tesouro num centro comercial virtual com o intuito de encontrar o objeto desejado, gastando a menor quantia de dinheiro possível.
2 - Ensine-os a fazer comparações de pesos, tendo em conta as quantidades, pesos por quilograma, etc.
3 - Explique a diferença entre necessidade e vontade.
Dos 13 aos 15 anos
1 - Organize uma lista de produtos e peça que comparem os preços dos produtos em, pelo menos, três estabelecimentos comerciais distintos.
2 - Ajude-os a analisar as diferenças de preços encontradas e discuta sobre as razões de tais dissemelhanças.
3 - Discuta e analise com as crianças o que são compras por impulso.

Páginas sobre como ensinar as crianças a poupar:




Esta página apresenta situações do dia a dia para ajudar a criança a gerir o seu dinheiro, é muito boa.

Teste sobre a relação da criança com o dinheiro:
e ainda outras ligações:

Ciclo da Poupança (muito bom)

Beijo doce


Sem comentários: