domingo, 23 de janeiro de 2011

Eu ainda sou do tempo em que se lavavam os sacos de plástico!!

Falava eu dos meus alunos, num post anterior, uma das experiências que fiz com eles e que vos quero contar, não é sobre poupança de dinheiro, é sobre poupança de sacos plásticos.
Pois é, sacos de plástico.
Logo nos primeiros dias de aulas de uma turma de 1º ano, em que os alunos têm 5 ou 6 anos, reparei que todos traziam o seu lanche dentro de sacos de plástico, uns mais pequenos outros maiores, daqueles transparentes. Quando terminavam de comer lá iam os sacos para o lixo.
“Pára tudo!” entrei em pânico. “Odeio sacos de plástico!”. Não sou radical, uso sacos de plástico, mas deitar sacos perfeitamente reutilizáveis para o lixo?!? Isso é que não!!! Eu ainda sou do tempo em que se lavavam os sacos de plástico para voltar a utilizá-los! E também acho muito bem que os supermercados cobrem por eles! Eu sei que nem todos são da minha opinião, veja-se o vídeo...ou seja, veja-se a parte a seguir à conversa sobre o futebol...

                                  

 
Voltando aos alunos, expliquei-lhes o impacto na Natureza do seu uso e, principalmente, da poluição de que são responsáveis, já para não falar das mortes dos animais.
Em seguida fizemos as seguintes contas de cabeça (fiz eu em voz alta porque eles ainda são pequeninos): “Se cada menino deitar o seu saco de plástico fora, são 24 sacos que vão para o lixo. A semana tem 5 dias, 5x24=120 e ao fim do mês são 480 sacos. Têm 9 meses de aulas, o que dá 4320 sacos, praticamente novos, para o lixo, isto só para uma turma. Uma vez que a escola tem 7 turmas, dá um total (e aqui já fui buscar as máquina de calcular) de 30240 sacos perfeitamente reutilizáveis, deitados fora.” “Eia ca tantos, professora!!!”.
Pois são, 30240 sacos de plástico só de uma escola, são sacos demais para ir para o lixo. Mas sabendo eu que os pequenotes desta faixa etária ainda têm pouco pensamento abstrato, resolvi guardar na sala de aula os sacos que eles deitaram fora durante um mês. E aí sim, ficaram bastante impressionados com o desperdício.
Acabada a experiência, todos passaram a levar o saco de volta para casa e trazê-lo no dia seguinte com o lanche. Só o deitavam fora quando estava estragado. Quando algum aluno, distraidamente, punha um saco no lixo, os outros ficavam logo muito aflitos, como se tivesse acontecido uma coisa grave. Tinham interiorizado a importância da poupança dos sacos de plástico.
É importante que de pequenino se comece a dar valor à Natureza e saber poupar os recursos naturais.

Ligações relacionadas com a poupanças dos recursos naturais, que acaba por se traduzir em poupança de dinheiro.


Beijo doce

Sem comentários: