segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Destesto acampar

Quando eu era pequenina, a minha mãe teve a triste ideia de ir acampar para o Algarve, levando-me atrás, com o meu irmão e a minha prima Joana.
Imaginem a minha mãe com duas crianças de três anos e um bebé de ano e meio, hiperativo  que ela teve que amarrar uma árvore, porque já não dava conta do recado.
Onde andava o meu pai?!? Andava por lá, mas cálculo que não tenha dado grande ajuda. Só sei que ao fim de dois dias, os meus pais tiveram que alugar um apartamento nos Olhos de Água. Lembro-me perfeitamente de ter passado uma noite numa garagem, tal era o desespero, enquanto apartamento que alugaram não estava disponível.
Fiquei traumatizada! Claro que o trauma passou quando chegou a adolescência. Eu queria era passar férias com os meus amigos e aí deixou de importar a falta de condições que o campismo nos oferece: a falta de higiene, a falta de conforto, a falta da casa de banho, a falta de privacidade, a falta de tudo! Não gosto mesmo de acampar.
Em 2009 conheci uma ilha chamada Ciés. Apaixonei-me!


Mas, para mal dos meus pecados, sendo a ilha uma Reserva Natural só permite alojamento e regime de campismo. Sabem como são as paixões...mesmo não gostando de acampar, decidi que tinha de voltar e por lá ficar uns dias.
No Verão passado não pude passar sem lá ir. Levei comigo o meu filho e a minha afilhada, que não queriam ir por nada deste mundo, acampar também não faz o género deles.
Chegados à ilha tivemos que montar a tenda. Escolhemos um lugar perto da casa de banho, sem a qual eu não posso viver e junto a um candeeiro, estranhando o facto de estar ali um lugar tão bom à nossa espera...
Montámos a tenda sem dificuldade, é uma daquelas que se monta sozinha em 2 segundos. Pusemos a bagagem dentro da tenda e fizemos as camas. Tudo em ordem. Quando começou a cair a noite ligaram os geradores da eletricidade que ficavam, adivinhem lá, exatamente ao lado da nossa tenda. Faziam uma barulheira tal que tivemos de nos mudar.
Tirámos tudo de dentro da tenda, montámos a tenda noutro lugar, voltámos a meter tudo dentro da tenda e deitámo-nos para dormir. Tudo bem. Sim, tudo bem até que o vizinho do lado começou a ressonar que nem um porco fazendo mais barulho que o gerador. Cansados da viagem, já não tivemos força para voltar a mudar a tenda naquela noite. A sorte é que no dia seguinte o vizinho se foi embora e acabaram-se as nossas mudanças.
No final, o saldo foi bem positivo. Tive que ficar na ilha mais um dia do que planeado, porque os “meus filhos” adoraram e não queiram vir embora.

No dia de vir embora tornou-se claro que o campismo não foi feito para mim - desmontar a tenda.
Pois bem que a tenda se monta sozinha e em 2 segundos. Agora tentem lá desmontá-la! Na foto ao lado estou, literalmente, a lutar com a tenda. Estou deitada em cima dela para tentar mantê-la quieta enquanto tendo descodificar as instruções.
Não consegui. Vieram campistas de todo o lado para me ajudar e ao fim de meia hora lá alguém conseguiu dominá-la.


 Aqui estou eu a segurar a bicha. Mas não quero estar por perto quando a voltrem a abrir!!!












Acampar é uma forma de poupar no alojamento enquanto se viaja, aqui fica a ligação do Parque das Ilhas Ciés: http://www.campingislascies.com/

Beijo doce


Sem comentários: