domingo, 30 de janeiro de 2011

Dieta das compras

   
Apenas passaram 8 dias desde o “Dia de São Pagamento” e já estou com saldo negativo. A sorte é que por volta do dia 30 de cada mês entram mais uns trocos na minha conta. Mesmo assim já deu para perceber que vai ser muito difícil fazer o “novo ordenado” (já com os cortes orçamentais de 2011) chegar ao fim do mês. Mas ainda não desisti. Milagres às vezes acontecem.
A verdade é que tive de aceitar que tinha de alterar, por completo, os meus hábitos de pseudo burguesa, tais como, deixar de gastar tanto dinheiro em artigos supérfulos como pendurezas para enfeitar a casa, deixar de gastar tanto dinheiro em refeições fora de casa, deixar de gastar tanto dinheiro em entretenimento, deixar de gastar tanto dinheiro em vestuário, deixar de viajar, deixar, deixar, deixar...
Enfim, tal como qualquer outra dependência, deixar de nos mimarmos com coisas boas, não é nada fácil. Muito menos quando se tem que deixar tudo ao mesmo tempo.
Então, vamos por partes. Vamos começar por deixar de gastar tanto dinheiro em vestuário, já que tenho um armário, que ocupa uma parede de 3,15m, cheio de roupa e ainda gavetas cheias de acessórios, espalhadas pela casa toda.
Nesta minha saga de ““A busca de uma vida com uma conta bancária mais recheada, ou, O ordenado que chega até ao fim do mês”, como já vos tinha dito, ando pela net à procura de formas de poupar e em relação a poupar dinheiro em roupa encontrei as “Dietas das Compras” e  "Dieta das roupas". Soou-me bem, já que é isso mesmo que eu preciso, fazer uma dieta rigorosa na carteira.
Continuei a fuçar para perceber em que consistiam e fui parar a sites como  "A grande dieta americana da roupa", em que não se pode comprar vestuário durante um ano e  "Seis itens ou menos", em que o adepto escolhe seis peças de roupa para usar durante um mês- não incluindo roupa íntima e acessórios.   

Impossível ficar um ano sem comprar roupa!!! pensei logo eu. E como é que uma pessoa consegue andar sempre com a mesma roupra durante um mês?!? pensei a seguir. Estes "Amaricanos" são LOUCOS!!! pensei ainda.
Passado o choque inicial, comecei a reflectir sobre as dietas e como sempre fui muito aventureira decidi tentar. Quer dizer, mais ou menos...
Janeiro foi o mês dos saldos, e pela primeira vez, em muitos anos, consegui ultrapassar esta época sem comprar uma única peça de roupa.
Claro que fiz batota! Comprei um casaco com dinheiro da minha mãe e pedi de prenda um pijama giríssimo que eu escolhi. Portanto a primeira dieta já está comprometida...
Aqui ficam dois artigos para quem quer conseguir chegar com esta dieta até ao fim: Saldos-dicas para nao cair em tentação eComo resistir às tentações do consumo.
Quanto à segunda dieta, estou a portar-me bem. Ok, também fiz um bocadinho de batota, mas foi só um bocadinho...depois mostro como foi.

 Beijo doce

Sem comentários: