segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um filho adolescente

O meu único filho fez 13 anos.
Finalmente aceitei que tenho um adolescente em casa. Até aqui achava que ele ainda tinha ar e jeitos de menino pequenino mais lindo da mãe dele.
Não foi a voz grossa que me fez desconfiar da sua entrada nesta etapa da vida, de que todos os pais se queixam e dizem ser a mais complicada. Não foi a sua altura, que é já maior  do que a minha, consolidando o facto de que o meu filho já não cabe no meu colo. Nem foi a penugem que já tem debaixo do nariz a querer formar um bigode, transformando-lhe as feições mimosas de bebé da mamã. Foi a escolha da roupa!
No dia do seu aniversário, ao contrário do resto dos dias do ano, é-lhe permitido ir vestido “à civil” para o Colégio. Ui, o que foram eles inventar...
“Estas não quero, porque são muito apertadas!” “Este não dá, porque é muito convencional!”; “Esta não, porque é azul!”; “Estas não descem no rabo (as calças)”; “Esta não levo, porque andam todos vestidos assim!”; “ Quero aquela que tem aqueles cordelinhos aqui...”; “Onde está a verde?” , Socooooooooooooooooorro!!!
Meia hora depois e um armário sem uma única peça de roupa nas gavetas, não foi o suficiente para sair de casa satisfeito. E, durante essa meia hora, eu dei muitas graças a Deus por ele ter de usar uniforme todos os dias! Não me estou nada a ver a passar por esta aventura todas as manhãs!
Passado este episódio e passado aquele momento de remissão pelo qual todas as mães passam nestas alturas, “Como era bom quando ele era bebé, quem me dera que fosse sempre pequenino.”, regressei à realidade e aceitei o facto de que daqui para a frente só piora.
Tenho que crescer com ele e criar novas estratégias de educação, é assim que funciona, não há outra fórmula. Mas podemos sempre procurar ideias para nos ajudar a ultrapassar esta fase delicada, com o menor stresse possível.
Com a adolescência impõe-se um novo planeamento do orçamento familiar. Aqui vos deixo algumas ligações sobre como orientar os adolescentes nas suas finanças e controlar os nossos gastos com eles nesta nova fase da vida.

              

A Caixa Geral de Depósitos em conjunto com a Universidade de Aveiro criaram a exposição "Educação +", itinerante  e interativa ,sobre educação financeira. Entre os dias 15 e 17 de março estará patente na Biblioteca do Vale da Amoreira (roteiro).
O site de literacia financeira, "Saldo Positivo" da fundação CGD, também é muito interessante.



e ainda um blog de adolescente para adolescentes:


Beijo doce

Sem comentários: